Se você já pesquisou algo como “ programas para criar jogos ” ou “ game engines ” na internet, provavelmente encontrou muitas referências sobre Unity . Não é à toa que ela é sempre citada quando se fala nesse assunto: segundo o site de notícias de tecnologia The Next Web , a engine domina 45% do mercado global de games. E, segundo a própria empresa desenvolvedora da ferramenta, 34% dos 1.000 maiores jogos mobile gratuitos são feitos com ela. Essa enorme popularidade faz jus à sua capacidade: a game engine permite criar jogos em 2D ou 3D com os mais diversos estilos de gráficos e mecânicas e para diferentes plataformas. Muitos jogos famosos, como Angry Birds 2, Bad Piggies, Roller Coaster Tycoon World e até o Pokemon GO foram criados com ela. E aí, ficou curioso para saber mais sobre a Unity? Então leia o resto deste artigo para saber: A Unity é tudo isso mesmo? Por que ela é a mais usada? Unity 2D: Quando é uma boa escolha? O que a Unity é capaz de criar Exe...
Olá. Nesse tutorial veremos como usar banco de dados embarcados com Unity3D usando o SQLite. Um dos processos mais comuns em jogos e aplicações é o de salvar informações em algum lugar. Elas serão usadas mais tarde para, por exemplo, quando temos que salvar o estado do jogo para fecharmos o jogo. SQLite no Unity3D com C# É possível realizar esse processo de diversas formas, inclusive, no Unity3D existe a class PlayerPrefes entre outras formas que precisariam de mais alguma implementação. Essas soluções são muito boas e, em muitos casos, resolvem por completo a a maior parte das situações. Contudo, quando estamos falando de um jogo de RPG com muitos personagens, atributos, classes, etc, por exemplo, imagino que algo assim tão simples não seja a solução ideal. Uma boa opção para tais situações é usar banco de dados relacionais como o Sqlite que vai embarcado junto com o jogo e usa a linguagem Sql para realizar consultas. Então veremos como fazer a integração entre...
Olá a todos desenvolvedores e interessados no mundo dos games! Nesta primeira série de artigos irei apresentar como trabalhar com o framework Photon Unity Networking (PUN) para a criação de jogos multiplayer desenvolvidos na famosa game engine Unity 3D. Abordaremos desde sua instalação até a troca de mensagens entre os jogadores, através da experiência que tive ao usá-lo. Criar um jogo multiplayer pode se tornar uma tarefa muito complexa. Existem inúmeras configurações complexas cliente/servidor a serem realizadas que acabam por estender em muito o tempo de desenvolvimento. Uma das grandes vantagens da game engine Unity é sua grande variedade de plugins que auxiliam o desenvolvimento, e em busca de um desses plugins para a criação de um multiplayer da versão digital do TRENCH, encontrei o Photon Unity Networking (PUN). O PUN, da desenvolvedora Exit Games, é um framework poderoso para a criação de jogos multiplayer em tempo real, tendo seu código otimizado e uma série de outro...
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