Olá. Nesse tutorial veremos como usar banco de dados embarcados com Unity3D usando o SQLite. Um dos processos mais comuns em jogos e aplicações é o de salvar informações em algum lugar. Elas serão usadas mais tarde para, por exemplo, quando temos que salvar o estado do jogo para fecharmos o jogo. SQLite no Unity3D com C# É possível realizar esse processo de diversas formas, inclusive, no Unity3D existe a class PlayerPrefes entre outras formas que precisariam de mais alguma implementação. Essas soluções são muito boas e, em muitos casos, resolvem por completo a a maior parte das situações. Contudo, quando estamos falando de um jogo de RPG com muitos personagens, atributos, classes, etc, por exemplo, imagino que algo assim tão simples não seja a solução ideal. Uma boa opção para tais situações é usar banco de dados relacionais como o Sqlite que vai embarcado junto com o jogo e usa a linguagem Sql para realizar consultas. Então veremos como fazer a integração entre...
TRABALHANDO COM LISTAS Existem várias formas de trabalhar com os scores dos jogadores, mas nesse tutorial trabalharemos com arrays (listas) pois são mais fáceis de serem organizados, manipulados e monitorados no código. BASE DO CÓDIGO O script RankingController tem como função salvar um score associado com uma identificação do jogador, verificar se esse score é maior que algum dos scores já salvos, e modificar o ranking em caso positivo. Considerando que o script já foi criado, iniciaremos duas listas para serem trabalhadas: highScoreValues (linha 9) e highScoreNames (linha10) . A primeira para armazenar os valores da pontuação dos jogadores e a segunda para armazenar seus respectivos nomes. Outra lista é necessária para executar o ranking. O array highScores (linha 8) será uma lista de textos, que serão exibidos na tela. Cada item dessa lista irá conter o nome e o valor da pontuação de cada jogador. É importante salien...
Olá a todos desenvolvedores e interessados no mundo dos games! Nesta primeira série de artigos irei apresentar como trabalhar com o framework Photon Unity Networking (PUN) para a criação de jogos multiplayer desenvolvidos na famosa game engine Unity 3D. Abordaremos desde sua instalação até a troca de mensagens entre os jogadores, através da experiência que tive ao usá-lo. Criar um jogo multiplayer pode se tornar uma tarefa muito complexa. Existem inúmeras configurações complexas cliente/servidor a serem realizadas que acabam por estender em muito o tempo de desenvolvimento. Uma das grandes vantagens da game engine Unity é sua grande variedade de plugins que auxiliam o desenvolvimento, e em busca de um desses plugins para a criação de um multiplayer da versão digital do TRENCH, encontrei o Photon Unity Networking (PUN). O PUN, da desenvolvedora Exit Games, é um framework poderoso para a criação de jogos multiplayer em tempo real, tendo seu código otimizado e uma série de outro...
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