Conhecendo o Blender – Guia do Iniciante
Faça Download do Blender
Vá até blender.org/download, escolha a versão referente ao seus sistema operacional, tem pra Windows, Mac e Linux.
Baixe, instale e seja feliz!
Continuando, nessa lição você conhecerá um pouco da interface do Blender. Vamos começar pelos painéis padrões que são a 3D view, o Outliner, o Painel Propriedades e a Timeline.
Como é essencial saber personalizar a interface do Blender para trabalhar com maior conforto, mostrarei como fazer alterações na interface, desde a simples alteração de tamanho até a adição e remoção de novos painéis.
Dicas extras
Separei aqui mais algumas informações sobre a interface do Blender.
Layouts Pré-definidos
O Blender já vem com algumas configurações de painéis pré-determinadas para tarefas comuns, como Motion Tracking, Edição de UV etc.
O menu para alterar o layout fica no topo, logo depois de “Help”, e pressionando Ctrl + Seta para direita ou Ctrl + Seta para esquerda é possível alterar rapidamente entre os modelos de layouts.
Para voltar para o Layout inicial basta selecionar o “Default” novamente.
Salvar mudanças
As vezes um layout de painéis personalizados se encaixa melhor em nossas necessidades do que o layout padrão, e para não ter que refazer a personalização a cada novo projeto você precisa salvar esse novo estado.
Pra salvar vá até o menu File e escolha a opção “Save Startup File”, que irá salvar as novas configurações e utilizar elas a cada novo arquivo que você criar.
E para deixar o layout inicial como padrão novamente você deve escolher “File -> Load Factory Settings”
Conheça mais do Blender
Separei aqui alguns artigos para você saber mais sobre o Blender e o que ele pode fazer.
Comentários