Tutorial: Configurando a Unity 3D para desenvolvimento Android

Saudações,
no tutorial de hoje, trago um “passo a passo”, mostrando como configurar a Unity 3D para desenvolver jogos para o sistema Android. É algo bem simples e tentarei ser sucinto para deixar o tutorial bastante prático e objetivo.

Configurando ambiente Unity 3D + Android

Passo 1: Baixar e instalar o Android SDK

SDK significa Software Development Kit. É um kit que geralmente inclui documentação, códigos e utilitários para que programadores consigam desenvolver as suas aplicações para um determinado ambiente específico.
Android-ADT-Mechanic-Development-Tool1Para baixar o SDK do Android, acesse o site de desenvolvedores Android e selecione Get the SDK. O site traz como opção principal o download do Android Studio, num pacote completo contendo a IDE, o SDK e algumas outras coisas. Como você estará programando diretamente na Unity, a versão Stand Alone é mais indicada. Neste link poderá encontrar a versão Stand Alone para Windows, Linux ou Mac, assim como outros pacotes Android.
Se está querendo evitar a fadiga, pode baixar diretamente nos links abaixo, optando por seu sistema operacional.
Windowsinstaller_r24.3.4-windows.exe
Mac OS Xandroid-sdk_r24.3.4-macosx.zip
Linuxandroid-sdk_r24.3.4-linux.tgz
Após realizar o download e instalar o programa (bem simples, só ir dando next), execute o SDK Manager como administrador.
sdkmanager
Pelo SDK Manager você pode instalar, desinstalar ou atualizar as ferramentas, bibliotecas e drivers das plataformas que deseja trabalhar. As marcadas em vermelho são as essenciais para o bom funcionamento. O Web driver é interessante instalar também, mas o USB Driver é fundamental. Já das APIs (versões do Android, que estão recolhidas na imagem), costumo instalar completo, marcando tudo da versão que eu pretendo trabalhar.
O processo pode demorar um pouco, dependendo da sua internet. Então coloque para instalar e espere 😉

Passo 2: Baixar e instalar o Java Development Kit (JDK)

JDK é um kit de desenvolvimento Java fornecido gratuitamente pela Oracle. Assim como o SDK da Android, constitui um conjunto de programas que engloba compilador, interpretador e utilitários, fornecendo um pacote de ferramentas básicas para o desenvolvimento de aplicações Java.
Para fazer o download do JDK, acesse o site da Oracle (link direto) e opte pela opção Java JDK, como mostra a figura abaixo.
jdk
Para o nosso caso em questão, precisamos apenas da JDK, não necessitando da IDE Netbeans ou qualquer outra ferramenta que o site nos oferece. Não precisa dos samples também. O JDK puro já basta. Clique em Download e, na tela seguinte, opte pelo download de acordo com seu sistema operativo.
jdk2
Após o download, instale de forma padrão também, nas pastas que o próprio instalador indicar. Não precisa executá-lo após, como feito com o SDK Manager.

Passo 3: Configurações na Unity 3D

Uma vez instalados o Android SDK e o Java JDK, é a vez de configurarmos a Unity. Clique em Edit > Preferences…
unity1
Na janela de preferências, clique na guia External Tools e indique o local onde foram instalados o SDK e o JDK, conforme mostra a seguinte figura.
unity2
Feito isso, o ambiente está pronto para se trabalhar, mas não se esqueça, antes de iniciar o desenvolvimento do projeto, mude a plataforma para Android nas configurações de Build.
Clique em File > Build Settings…
unity3
Verifique na janela Plataform, se o ícone da Unity está em Android. Caso não esteja, selecione-o e clique em Switch Plataform.
unity4
Atenção para as configuração do Player Settings… pois é nesse ponto onde o projeto sempre trava quando tentamos realizar o build. Para que tudo corra bem, você precisa definir o Company Name e o Product Name e, principalmente, defini-los de forma idêntica em Identification na guia Other Settings.
Em Bundle Identifier coloque “com.CompanyName.ProductName” e não se esqueça de definir o API Level para o qual deseja portar (lembrando que ele precisa estar instalado lá no SDK Manager – Passo 1).

unity5
Bom galera, acredito que, com esse pequeno tutorial, ficará bem simples para todos configurarem o ambiente e começarem a trabalhar em seus projetos.

Bonus

Uma dica (bônus) final que dou para vocês é utilizarem o Unity Remote. Com ele é possível testar nossos jogos/aplicativos diretamente na tela do dispositivo móvel, sem sequer fazer o build. Possui versões para Android e iOS e é free em ambas as lojas. Basta plugar o dispositivo no computador por meio do cabo USB, abrir o aplicativo e dar um Play no Editor da Unity. Mas, antes disso, é necessário um pequeno ajuste.
Clique em Edit > Project Settings > Editor
UnityBonus1
Na Janela que se abre (no Inspector), verifique em Device se o seu dispositivo é exibido. No meu caso, já estou com o iPhone 5S plugado na USB e, portanto, ele já é exibido ali na lista.
UnityBonus2
Uma grande vantagem do Unity Remote é que podemos usar um iPad, por exemplo, para testar um jogo que estamos fazendo para o Android (e vice-versa). Assim a gente já testa os Touches, Acelerômetro e afins, sem precisar ficar dando build toda hora. A qualidade cai bastante, mas, para testes em um protótipo, é suficiente.
É isso ai, gente. Vou ficando por aqui. Espero que o tutorial seja útil e os ajude de alguma forma e, qualquer dúvida, conversamos nos comentários. 😀

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tutorial: Usando SQLite no Unity3D com C#

Criando um jogo multiplayer no Unity 3D com Photon Unity Networking – Parte 01

Tutorial: Utilizando Atributos no Unity3D